Felícia

Sopa de Pedra
JM123.jpg

Sopa de pedra é uma sopa típica da culinária de Portugal, em particular da cidade de Almeirim ( Alemeirim é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Santarém ) que situada no coração da região do Ribatejo, considerada a "capital da sopa da pedra".
JM125.jpg


Aparentemente, esta designação encontra-se em muitas culturas ocidentais e tal como quase todos os costumes, tradições e também gastronomia regional, a Sopa da Pedra tem uma lenda associada....
A Lenda da Sopa da Pedra..
JM124.jpgJM128.jpgJM127.jpg

¢Era uma vez, um frade andava no peditório. Chegou à porta de um lavrador, não lhe quiseram dar esmola. O frade estava com fome e disse: ......
- Vou ver se faço uma sopa de pedra!
E pegou numa pedra do chão, sacudiu-lhe a terra e pôs-se a olhar para ela, para ver se era boa para fazer um caldo. A gente da casa pôs-se a rir do frade e ficava muito curioso, perguntaram-lhe :
- Então nunca comeram sopa de pedra? Como é que se pode fazer sopa de pedra?
O questão foi o que o frade quis ouvir. O frade pediu-lhe :
- Se me emprestarem uma panela, eu mostro-lhe como se faz.
As pessoas daram-lhe uma panela de barro. O frade encheu-a de água e deitou-lhe a pedra dentro.ele juntou as folhas e pôs a panela ao lume e disse que:
- Agora eu precisava duma cebola, pois ficaria melhor.
As pessoas foram buscar a cebola e ele deitou-a na sopa, mexendo e pediu:
- Vocês têm uma batata e folhas de couve?
As pessoas deram-lhe a batata e folhas de couve. Ele deitou-a na sopa e mexeu outra vez. A sopa cheirava muito bem e ele ainda pediu mais coisas:
- Com um bocadinho de unto, é que a sopa ficava um primor!
Foram-lhe buscar um pedaço de unto. Ferveu, ferveu, e a gente da casa pasmada pelo que via. Dizia o frade, provando a sopa :
- Está um bocadinho insosso. Bem precisava do sal.
Ele provou a sopa e disse que:
-Que maravilha! A sopa está pronta e fica saborosa . Os senhores querem provar a minha sopa?
A gente da casa provou sopa de pedra e perguntou:
- Ó senhor frade, então a pedra?
Respondeu o frade :
- A pedra lavo-a e levo-a comigo para outra vez.


Na história da sopa de pedra , Ao contrário do que o nome indica, a sopa de pedra é uma sopa com muitos ingredientes, de facto , Aparentemente a “pedra” é só um“pretexto”que usado pelo frade que para atrair curiosidade das pessoas.

JM129.jpg
Espero que vocês gostem da sopa de pedra !!!

--------------------------------------------------------------------------------------------------- END ------------------------------------------------------------------------------------------------