Hoje em dia, todos os europeus gostam de beber vinho, vinho é uma bebida alcoolica e muito importante para o mundo, também é uma cultura portugesa.

Actualmente, nós podemos dividir principalmente à 5 tipos de vinho, são vinho tinto, vinho branco, vinho rose, espumante e vinho fortificado. Em Portugal, existe um vinho especial que se chama vinho verde.

Vou mostrar o processo de produzir os vinhos.
Primeiro passo: A vindima (colheita)
Os vinhos são produzidos pela uvas, a qualidade das uvas influenciam o sabor dos vinhos, por isso, a vindima é um passo muito importante para os vinhos, nós temos de considerar o tempo em que a vindima realizar. Além disso, o clime e o fator terroir também influenceia a qualidade das uvas.
Segundo passo: O esmagamento
Antigamente, o processo era feito com os pés, esta tradição mantida até hoje em algumas regiões. Hoje em dia, quase todos os processos são feitos pela máquina.
Ultimo passo: A fermentação
Este processo é mais importante para produzir os vinhos. È necessário usar uma levedura, controlar a temperatura corretamente para o crescimento e cultura das bactérias, evitar o contacto com ar e ocorrer a oxidação do vinho.

Em Portugal, há 12 regiões para prduzir os vinhos, são Minho, Douro, Dão, Bairrada, Valpaços, Alentejo, Madeira, Bucelas, Colares, Carcaveloo, Setúbal e Algarve.